Aluno da Abeu Nilópolis conquista a melhor nota no primeiro simulado de preparação para o Enem

Rodrigo Oliveira, 17 anos, cravou nota mil na redação

O objetivo do aluno do 3º ano do ensino médio da Abeu Colégios - unidade Nilópolis - Rodrigo Oliveira Dutra Marcílio, 17 anos, é garantir vaga na UFRJ no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. O caminho para isso, ele vem construindo desde 2014, se dedicando diariamente aos estudos dentro de sala de aula e em sua residência. O primeiro resultado positivo da dedicação já surgiu. O vestibulando conquistou a maior média das três unidades da Abeu (Nova Iguaçu, Nilópolis e Belford Roxo) no primeiro simulado 2016, realizado nos dias 2 e 3 de abril.

Mais você deve estar se perguntando: Qual faculdade ele quer fazer?! Eis a questão! Rodrigo Oliveira ainda não definiu. Está entre as ciências exatas e biológicas, mas a certeza dele é que o foco principal é estudar. “Tenho um ritmo suave de estudo. Além das horas em sala de aula, somo mais três horas de aplicação em minha casa, além, claro, do curso de inglês”, diz.

Rodrigo Oliveira na biblioteca

Rodrigo Oliveira na biblioteca da Abeu Nilópolis

Com seu jeitão tranquilo, Oliveira, nos momentos de descontração, curte criar planilhas no Excel, mas não é coisa bobinha, não. O garoto vai fundo. Ele planeja algo além da imaginação. “O meu planejamento sempre visa unir a funcionalidade da ferramenta ao reality show. Penso sempre em criar um diferencial”, comenta. É o lado da ciência tecnológica gritando. Quando a ciência biológica começa a querer mais espaço, Oliveira pensa mais na área da pesquisa. “Curto muito o segmento de pesquisa, mas ainda não defini a minha carreira”, afirma.

Para colaborar nesse momento de decisão da escolha profissional, o aluno da Abeu Nilópolis participará da orientação vocacional oferecida pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) realizada por estudantes e professores do Centro Universitário Uniabeu, no campus Belford Roxo. “Considero a oportunidade muito interessante. Eu estava mesmo conversando com os meus pais (Marilda Oliveira Dutra Marcílio e Fernando Dutra Marcílio) sobre essa ideia”, conta.

Para a coordenadora pedagógica da Abeu Colégios Nilópolis, Flávia Dorte, a chegada forte do aluno Rodrigo Marcílio no simulado não chegou a surpreendê-la. “O Rodrigo é um aluno de muito potencial e focado no estudo. A trajetória dele aqui na Abeu vem mostrando o quanto ele pode evoluir dentro do que ele pretende conquistar no Enem”, avalia Dorte. A coordenadora conta que o adolescente fez uma excelente redação cravando nota mil na modalidade.

“A redação é um dos grandes desafios para a maioria dos candidatos, mas o Rodrigo foi muito bem, provando que o estudo precisa ser construído ao longo do tempo. O desempenho dele foi o melhor, simplesmente pela dedicação ao longo da vida escolar como um todo e pelo conteúdo programático e apoio que a Abeu oferece”, analisa a coordenadora Dorte.

Rodrigo e a coordenadora Flávia Dorte

Rodrigo Oliveira e a coordenadora Flávia Dorte

As vinte primeiras notas do simulado foram de alunos da Abeu Nilópolis. A explicação, segundo a coordenadora Dorte, pode ser a vocação à dedicação. “A característica dos alunos da unidade é marca registrada: foco, dedicação ao estudo”, crava a pedagoga e administradora, formada pela Uniabeu, Dorte, com experiência de quem ingressou na instituição na educação infantil.

Enquanto pensa como será o dia em que fará a matrícula na universidade, Oliveira viveu uma experiência interessante no dia 30 de abril. Como prêmio pela primeira colocação, ele foi convidado a participar do Aulão N10. “Foi uma experiência interessante e enriquecedora. Ganhei a oportunidade de interagir com novas pessoas, fazer mais amigos e somar mais conhecimento com o aulão”, afirma.

“O aulão é um evento anual para alunos das escolas que formam o N10 Educacional, realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que conta aulas descontraídas, com fantasias e dinâmicas, tirando dúvidas, abordando as diversas matérias. Inclusive, houve palestra do psicoterapeuta mestre em Psicologia Escolar pela USP, autor da metodologia OPEE, escritor, palestrante e colunista do UOL e da Jovem Pan, Leo Fraiman”, explica o gestor da Abeu Colégios, André Rocha.

Reportagem: Fernando Fraga

Fotos: Gabriela Mineiro