Basquete da Abeu Colégios se destaca no 35º Intercolegial

Equipes Sub-14 e Sub-18 disputam vaga na semifinal da competição

O basquete da Abeu Colégios tem tradição de formar equipes de elevado nível técnico. Na temporada 2017, participando do 35º Intercolegial, a marca qualidade está se confirmando em duas categorias masculinas: Sun-14 e Sub-18. Os times disputam nos dias 03 e 10 de junho as quartas de final da competição.

O técnico Guilherme com o Sub-18

O bom desempenho aumenta a expectativa quanto à possibilidade de voltar a disputar a final. Os dois últimos títulos foram conquistados na temporada 2013 e 2014, no basquete masculino Sub-15, sem falar nas conquistas nas décadas 1980 e 1990. Para a coordenadora de esportes da Abeu Colégios, Kárem dos Santos, a campanha das equipes não a surpreende, apesar do momento de renovação.

“O basquete da ABEU tem ficado entre os quatro melhores nas categorias não federados da competição, no entanto, estamos em fase de renovação na equipe de sub14 com atletas começando ainda com 11 e 12 anos, competindo com atletas de 13 e 14 anos, muito mais experientes. Por isso, a vitória do último jogo, contra a Escola Municipal Eunice Werver, foi importante”, analisa a coordenadora Santos.

Quanto ao time do Sub-18, Santos lembra que os alunos atletas estão treinando juntos há um bom tempo. “A equipe está com uma bagagem de jogo maior, aumentando as nossas expectativas. É importante lembrar que a competição é eliminatória, o que torna cada jogo uma final, onde não podemos errar. É adrenalina pura, uma loucura! Estamos na luta para ficar entre os quatro melhores da competição”, frisa.

Equipe Sub-14

Participando de 31 das 35 edições do intercolegial, o basquete da Abeu é treinado pelo professor de Educação Física e técnico Guilherme Simões. Os treinamentos acontecem nas três unidades – Nilópolis, Nova Iguaçu e Belford Roxo. “O Intercolegial é a competição estudantil mais organizada. Apesar de ser eliminatória, gosto do compromisso dos organizadores com as escolas, cumprindo sempre com o cronograma apresentado no início do ano, o que nos permite um planejamento prévio” destaca Santos.

O ponto forte das equipe, segundo Santos, são o comprometimento, empenho defensivo e jogo coletivo. Concentrados, os alunos atletas seguem em preparação para as partidas. No dia 03 de junho, o Sub-14 enfrenta a Escola Municipal GEO Dr. Sócrates, e o Sub-18 busca a vaga na semifinal contra o Colégio Notre Dame.

De acordo com Santos, cada dia a ansiedade vai aumentando, mas o técnico Guilherme Simões é experiente e está sabendo trabalhar os fatores naturais da fase atual da competição. “O Guilherme conhece muito bem as equipes e vai aperfeiçoando as táticas e técnicas com talento e competência”, destaca. Agora, só falta o apoio e a torcida de todos nos próximos jogos.

Reportagem: Fernando Fraga

Fotos: Arquivo pessoal