Pratas da Casa! Ex-alunos da unidade Nova Iguaçu são aprovados para UERJ e UFRRJ

Por Anderson Guilherme

A rotina de estudos e toda dedicação deles valeu a pena. Carolina Araújo de Farias e Lucas Alves Chaves, ex-alunos da ABEU Colégios Nova Iguaçu, realizaram vestibular para UFRRJ e UERJ (respectivamente) e foram aprovados. Carolina irá cursar Zootecnia e Lucas Geografia.

Os dois alunos afirmaram que a dedicação aos estudos e a força de vontade fizeram a diferença. Ainda, segundo eles, o método de ensino da ABEU Colégios foi essencial. Na ABEU os estudantes passam por simulados periodicamente e são treinados com avaliações que se aproximam muito da realidade dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), “eu vim de um colégio que não puxava tanto como a ABEU. Assim que eu cheguei aqui admito que tive um pouco de dificuldades, mas com o passar do tempo consegui me adaptar. As notas foram aumentando e eu fui percebendo o quanto essa metodologia da ABEU estava me ajudando,” afirmou Lucas.

Além do sistema de ensino, os estudantes afirmaram que os professores também foram fundamentais. Carolina, aprovada em Zootecnia, diz que a orientação da professora de química (Tatiana Vianna Francisco) agregou, “eu conversava muito com a Tatiana, ela me deu vários conselhos e me orientou muito. Ela sempre dizia para eu não perder o foco, pois passar para uma universidade pública, como a UERJ, não era impossível, mas que era necessário se dedicar, como tudo na vida, não é?” ponderou a menina. Para Lucas, o braço direito foi o professor de geografia (Renato dos Santos Gomes), “o professor Renato sempre conversava comigo a respeito do tema. Como ele percebeu que eu tinha um interesse maior, que eu gostava muito de geografia, meio ambiente e geopolítica nós trocávamos muito. Ele sempre me incentivou” concluiu.

Tanto na UERJ como na UFRRJ a concorrência é muito grande quando o assunto é vestibular. Por isso, para se ter êxito, é necessário foco e uma boa rotina de estudos. Carolina e Lucas, assim como outros alunos da ABEU colégios, são estudantes que fazem parte de um grupo de jovens que se destacam pela determinação. Para eles, a aprovação torna-se mais possível quando se junta a vontade com a ação. Por isso, quando questionados, eles afirmam que não há mistério e muito menos mágica. O segredo é se dedicar. Para os que desejam ter mérito no vestibular, eles dão dicas simples que podem ajudar.

Sobre o ENEM

Carolina – "Eu aconselho fazer a prova mais de uma vez. Quando você faz o ENEM no primeiro e segundo ano do Ensino Médio, você se prepara mais, vai mais confiante para a prova quando for realizá-la pela terceira e última vez. Aí, as suas chances de ter uma boa pontuação são grandes."

Lucas – "O ENEM deve ser levado a sério. A prova é cansativa e possui várias questões. Por isso, é sempre bom criar uma rotina de estudos e não deixar para pegar nos livros apenas dias antes da prova."

Sobre o vestibular

Carolina – "Ter uma boa pontuação no ENEM é fundamental. A minha nota no ENEM facilitou a minha entrada na Rural. Então, é estudar bastante para ter uma boa nota."

Lucas – "A sua rotina de estudos faz a diferença. Além disso, é legal pesquisar e estudar muito sobre alguns temas que não são tão comuns nas escolas. Explorar assuntos diferentes que são ligados ao que eu queria me ajudou muito. O negócio é abrir o leque mesmo."

Carolina e Lucas são estudantes que entenderam que é importante se dedicar. No mundo competitivo que vivemos e mediante as oportunidades da vida que não podem ser desperdiçadas, os dois perceberam que é possível conquistar objetivos quando se trabalha com disciplina, planejamento e determinação. A ABEU colégios parabeniza e saúda os dois pela conquista, desejando muito sucesso em suas novas jornadas.