
Para a criança, não existe nada mais sério do que brincar. É através dos jogos infantis e das brincadeiras que as relações sociais e os conceitos necessários para a interpretação do mundo vão se construindo.
A ABEU Colégios oferece a oportunidade de as crianças experimentarem um ambiente rico em vivências saudáveis e estimuladoras, favorecendo a formação de jovens interessados, ávidos por conhecimento e capazes de utilizar esses conhecimentos no processo de relação e transformação do mundo que os cerca.
Tudo começa nos primeiros anos da infância e nada melhor do que confiar os momentos mais importantes de nossos filhos a quem realmente entende de crescimento e de desenvolvimento infantil.
A proposta pedagógica da ABEU Colégios na Educação Infantil tem como objetivos:
- desenvolver a integralidade da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
- promover o conhecimento de forma progressiva do seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação.
- desenvolver no educando os pré-requisitos básicos para o exercício da cidadania.
Níveis de Ensino:
O critério inicial para a formação de grupos de crianças (turmas) é o agrupamento por faixa etária, face às diferenças bastante acentuadas que caracterizam cada fase do desenvolvimento infantil. Deste modo, temos:
Maternal
Um dos objetivos para este nível é desenvolver a capacidade de interação social através das diversas situações criadas pelos professores, tais como diálogos, brincadeiras, aprendizagens orientadas que garantam a troca de conhecimento entre as crianças, expressão e comunicação, utilizando as diversas linguagens oral, corporal, musical e plástica, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade de pensar, sentir e ser, iniciando a construção de sua autonomia e identidade.
Nível I:
Objetivamos dar continuidade ao desenvolvimento do nível anterior, aumentando a escala de complexidade dentro da faixa etária, oferecendo atividades que possibilitem operar símbolos, cores, formas, ideias e representações, sendo capazes de realizar novas aprendizagens, ampliando suas experiências e valorização de seus saberes, dando-lhes oportunidade de compreender e de transformar o mundo e as relações sociais que as cercam. Nesta fase, inicia-se o conhecimento da Língua Inglesa.
Nível II:
A proposta é dar continuidade ao desenvolvimento dos níveis anteriores, aumentando a escala de complexidade dentro da faixa etária, oferecendo atividades de coordenação motora associadas à movimentação ampla, envolvendo todo o corpo, possibilitando a construção gradativa de sua identidade, oferecendo um ambiente rico em estímulos, onde a criança possa conhecer e viver novas experiências expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções.