Ensinar a pescar em vez de de entregar o peixe pronto. Fazer do caminho, e não da chegada, a razão da jornada. Construir saberes a partir das oportunidades. Cultivar valores permanentes para a vida. Desenvolver a capacidade de pensar, sentir e observar o mundo ao seu redor, para formação de indivíduos felizes com consciência cidadã, são as máximas embasadoras do ponto de partida da proposta pedagógica da ABEU Colégios.
A função da educação na atualidade é instrumentalizar o aluno para que ele seja o protagonista da sua própria história, desenvolvendo autonomia, planejamento, foco, interação social, coletividade, flexibilidade e criatividade. A ABEU Colégios acredita que estas sejam as condições básicas para atingir o sucesso neste século.
As características da Educação de nosso tempo, coerentes com a formação de um futuro cidadão instrumentalizado para protagonizar o seu tempo, podem se resumir nas seguintes: autonomia, seletividade, planejamento, interação social, coletividade, flexibilidade e criatividade.
O modelo de aprendizagem que embasa nossa proposta não é o modelo tradicional, no qual acredita que o aluno deva receber informações prontas e ter, como única tarefa, repeti-las na íntegra. Nossa proposta se fundamenta num modelo dinâmico de aprendizagem, em que o aluno é levado em conta com todos os saberes e interconexões mentais. A verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno (re)constrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitá-lo agir e reagir diante da realidade.
Cremos que não haja mais espaço para a repetição automática, para a falta de contextualização e para a aprendizagem que não seja significativa. Nossa Proposta Pedagógica fundamenta-se, em síntese, numa aprendizagem significativa, a partir do contexto emocional do aluno, pois só assim aprende-se de forma duradoura.
A concretização da nossa Proposta Pedagógica se dá através do que entendemos ser os sete passos da (re)construção do conhecimento:
1. O sentir – toda aprendizagem parte de um significado contextual e emocional.
2. O perceber – após contextualizar, o educando precisa ser levado a perceber as características específicas de utilização do conhecimento em diversos contextos.
3. O compreender – é quando se dá a construção do conceito, o que garante a possibilidade de utilização do conhecimento em diversos contextos.
4. O definir – significa esclarecer um conceito. O aluno deve definir com suas palavras, de forma que o conceito lhe seja claro.
5. O argumentar – após definir, o aluno precisa relacionar logicamente vários conceitos e isso ocorre através do texto falado, escrito, verbal e não-verbal.
6. O discutir – nesse passo, o aluno deve formular uma cadeia de raciocínio através de argumentação.
7. O transformar – o sétimo e último passo da (re)construção do conhecimento é a transformação. O fim último da aprendizagem significativa é a intervenção na realidade. Sem esse propósito, qualquer aprendizagem é ineficiente.